A Escola Bíblica Dominical está com os dias contados?

Tenho, ao longo dos anos, ouvido falar que a Escola Bíblica Dominical está com os dias contados, e tende a acabar. No entanto, vejo o interesse pelas classes bíblicas se renovando através de novas literaturas, seminários e programas. Isto tem sido comprovado por onde tenho ministrado o curso para professores. As igrejas que mantêm a EBD com qualidade e quantidade, tendem a ser mais maduras e organizadas. É um ciclo de vida, não de morte

"Os princípios bíblicos não mudam, os métodos sim."

Em Dt 31.12 lemos: "Reunireis o povo, homens, mulheres e crianças, e os estrangeiros que se acharem nas vossas cidades, para que ouçam, aprendam a temer ao Senhor vosso Deus, e tenham cuidado de observar todas as palavras desta lei". Na EBD reunimos o povo para ouvir e aprender a amar e a seguir a Deus. É nosso momento de ensino/aprendizagem. Convido aquele que não percebeu a importância da EBD no seio da igreja, a debruçar-se sobre as Escrituras, a fim de analisar o destaque que Deus dá ao ensino de sua palavra. Para os que já reconhecem o valor do ensino será uma deliciosa caminhada. Por hora, pensemos brevemente no ministério do Senhor Jesus, nosso Mestre por excelência. Segundo os registros bíblicos, Jesus dedicou mais da metade de seu tempo de ministério ao ensino. Passou a maior parte do tempo ensinando. Era chamado de Mestre, Rabi. "Todos os dias eu me assentava convosco, ensinando no templo" (Mt 26.55). "As multidões ficavam maravilhadas com o seu ensino" (Mt 22.33). "E iam de madrugada ao templo para ouvi-lo" (Lc 21.38). Jesus ensinava nas sinagogas, nas ruas, nas casas, nos montes, num barco. O Mestre ensinava a multidões, a grupos de doze ou a indivíduos. "Ele os ensinava" sempre, a qualquer hora e dia (Mc 4.1 e 12.35). Ensinou-lhes muitas coisas, de várias maneiras, lançando mão de técnicas e recursos diferenciados (Mt 6.26,28; Mc 6.34; Lc 15; Jo 13.1-15;17). Ensinava com autoridade porque vivia o que pregava (Mt 7.29). 

Quais foram suas últimas palavras antes de subir ao Pai em Mt 28.19,20? Ele quer que façamos discípulos por todas as nações, ensinando-os a guardar todas as coisas que nos tem ensinado.

Discípulos de Jesus, fazem outros discípulos, através do ensino da Palavra de Deus, este é o desafio final. Isto pode e deve ser feito através da EBD. Os mecanismos de ensino da igreja podem ser mantidos, desde que ajustados e adaptados às realidades sócio-culturais dos seus indivíduos, num contínuo movimento que deve star presente em toda a igreja. Os princípios bíblicos não mudam, os métodos sim. Por isso, precisamos de líderes ungidos, qualificados e treinados, gerando discípulos para serem qualificados, ungidos e treinados. É um ciclo de vida!

"Ele tornou a ensiná-las, conforme era o seu costume" (Mc 10.1). Qual tem sido nosso costume? Onde ensinamos? Quando? A quem? Você tem feito discípulos?

Eu quero imitar o Mestre. E você?

Alexandra Guerra Castanheira
Autora da LERBAN na área de literatura para crianças e
promotora de cursos para EBD.

Motivos para estudarmos a bíblia

Você não vai querer que isso aconteça?

Venha para a EBD e traga mais uma amigo para aprender a palavra de Deus junto com você!